Um cartucho de jato de tinta é um componente substituível de uma impressora jato de tinta que contém a tinta que é espalhada no papel durante a impressão e, às vezes, a própria cabeça de impressão. Cada cartucho de jato de tinta contém um ou mais tanques de tinta particionados (reservatórios), contatos eletrônicos e um chip que se comunica com a impressora.













Dentro de cada partição do tanque de cartuchos de tinta (reservatório), há uma minúscula placa de metal. Em resposta a um sinal dado pela impressora a jato de tinta, uma pequena corrente flui através do metal fazendo com que ele aqueça. A tinta imediatamente ao redor da placa aquecida é vaporizada. Como consequência, o volume total da tinta excede o do cartucho de tinta. Uma gota de tinta cai do cartucho no papel. Esse processo ocorre em questão de milissegundos, o que equivale a cerca de 6.000 vezes por segundo.













Normalmente, dois cartuchos de jato de tinta separados são inseridos em uma impressora a jato de tinta: um contendo tinta preta e um com cada uma das três cores primárias (ciano, magenta e amarelo). Alternativamente, cada cor primária pode ter um Cartucho Solvente (dlglaw.org) de jato de tinta dedicado. Alguns cartuchos jato de tinta são projetados especificamente para impressão de fotografias. Todos os fornecedores de impressoras produzem seu próprio tipo de cartucho de jato de tinta. Cartuchos jato de tinta para impressoras diferentes podem ser incompatíveis - fisicamente ou eletricamente. Como os cartuchos jato de tinta de reposição do fabricante original da impressora costumam ser muito caros, alguns outros fabricantes produzem cartuchos jato de tinta "compatíveis" como alternativas mais baratas. Alguns cartuchos de jato de tinta incorporaram a cabeça da impressora (a maioria das impressoras a jato de tinta da Hewlett Packard usa esse sistema). Normalmente, eles são mais caros, mas as impressoras são mais baratas. Outros não incluem a cabeça de impressão, mas são mais econômicos e as impressoras jato de tinta são mais caras (por exemplo, a maioria das impressoras a jato de tinta Epson).













Normalmente, os cartuchos jato de tinta são muito caros em comparação com a própria impressora. Muitas pessoas, portanto, usam cartuchos de jato de tinta compatíveis (também chamados de "genéricos" - aqueles fabricados por uma empresa que não seja o fabricante de impressoras OEM) que oferecem qualidade comparável, mas com economias consideráveis. Outra alternativa envolve modificações que permitem o uso de sistemas contínuos de tinta que usam tanques de tinta externos. Algumas pessoas optam por usar tinta barata, sabendo que, a longo prazo, isso pode danificar a impressora. No entanto, a economia de custos de 4 ou 5 cartuchos de jato de tinta recarregados pode ser suficiente para pagar por uma nova impressora a jato de tinta. Se a impressora durar mais do que isso, obteve o mesmo resultado (economicamente falando) a um custo menor do que o uso de suprimentos originais.













Os consumidores geralmente ficam surpresos com o preço da substituição de seus cartuchos de jato de tinta, especialmente quando comparados com a compra de uma nova impressora a jato de tinta. Os principais fabricantes de impressoras, Hewlett Packard, Lexmark, Dell, Canon, Epson e Brother, muitas vezes empatam ou perdem dinheiro vendendo impressoras e esperam recuperar suas perdas vendendo cartuchos de jato de tinta durante a vida útil da impressora. Como grande parte dos lucros dos fabricantes de impressoras é composta por cartuchos jato de tinta e vendas de toner, essas empresas tomaram várias medidas para limitar as opções dos consumidores ao usar cartuchos jato de tinta de pós-venda.













No entanto, muitos consumidores compraram cartuchos remanufaturados de empresas alternativas para economizar dinheiro com a compra de novos cartuchos jato de tinta. Este é um uso muito melhor de recursos, muito mais barato, e toda uma indústria cresceu em torno desta ideia. A remanufatura de cartuchos jato de tinta e outros suprimentos de impressoras também reduz a quantidade de plástico que vai para o aterro e mantém a Terra um lugar mais limpo.
There are no comments on this page.
Valid XHTML :: Valid CSS: :: Powered by WikkaWiki